CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

Banco Mercedes Benz apoia projeto de Acessibilidade do CEAP

Há mais de três décadas, o CEAP tem contribuído para o desenvolvimento da educação no Brasil. Localizado no bairro da Pedreira, zona sul de São Paulo a organização conta com programas educativos que desde sua fundação já beneficiaram mais de 5,5 mil jovens de 10 a 18 anos de idade. Atualmente são atendidos aproximadamente 700 jovens anualmente.

A partir de um projeto integrado, voltado para a formação humana, o CEAP considera a inter-relação entre escola e família, e explora a tecnologia como uma ferramenta de apoio para desenvolver o conhecimento, partindo sempre do pressuposto de que a educação deve ser personalizada. Em reconhecimento a esse trabalho o Banco Mercedes Benz, uma empresa do grupo Daimler se torna a mais nova empresa parceira da organização.
A empresa se junta a um seleto grupo de apoiadores do Projeto de Acessibilidade. Esse projeto vem sendo realizado em etapas, nos últimos anos, com intuito de tornar todas as instalações acessíveis a pessoas e jovens com Deficiência Física. O CEAP possuí mais de 23 mil metros de área útil, dos quais 10 mil metros de área construída, que abriga salas de aula, laboratórios, auditório, refeitório, quadras, biblioteca e diversos espaços de utilização educacional.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) no Brasil, a pessoa com deficiência física possui em média apenas 2,8 anos de escolaridade, comparado com 3,7 para pessoas sem deficiências. Para moradores urbanos, 62% das pessoas com deficiência têm grau de escolaridade fundamental completo, comparado com 84% para pessoas sem deficiência. Isso acontece porque três em cada quatro escolas do país não contam com itens básicos de acessibilidade, como rampas, corrimãos e sinalização. Menos de um terço possui sanitários adaptados para deficientes. É o que revela o Censo Escolar 2014, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nesse sentido, o CEAP vem buscando fazer sua parte e dar oportunidades a pessoas e jovens com deficiência física e com baixa mobilidade.

O grupo Daimler AG é o controlador das empresas ligadas a Mercedes-Benz, empresa alemã de automóveis, que hoje atua em diversos outros segmentos. Em todas suas áreas de atuação o grupo tem como missão prestar serviços de alta performance e confiabilidade aos seus clientes.