CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

ANTIGO ALUNO DO CEAP SE TORNA ESPECIALISTA EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO.

Especialista em Segurança da Informação, Deivid Robert nos conta que essa paixão pela área se deu início dentro do CEAP no ano de 2006, quando teve a oportunidade de se tornar aluno do então curso de Auxiliar de Informática (hoje informática básica).  Nesse primeiro contato com a área de Tecnologia da Informação, tema que começava na época a ser debatido com mais afinco pelo mercado, Deivid se viu extremamente engajado e curioso para se aprofundar no assunto, o que levou ele naturalmente a escolher o Curso Técnico de Telemática (Redes de Computadores) no CEAP. 

O cursos técnico proporcionado pela organização, que já possuía uma parceria com empresa especialista CISCO, deu base para que ele pudesse entender funcionamento dos sistemas e redes de computadores. Dessa forma, Deivid aprendeu a encontrar brechas e formas de aperfeiçoar a proteção de dispositivos informáticos, como ele relata.   

“Sem dúvida ao assistir as primeiras aulas da disciplina de segurança da informação que tinha dentro curso de Telemática, eu já sabia que daquele dia em diante eu iria sempre estudar e me dedicar para ser um Hacker Ético. “

“Ao descobrir a minha paixão pela área de Segurança ofensiva os professores começaram constantemente a direcionar tanto parte técnica, fornecendo livro e materiais e estudo, quanto na parte da formação humana, possibilitando a formação de um ótimo profissional e uma excelente pessoa.” diz.

Após anos estudando e direcionando minha carreira profissional para atuar como pentester, teste de intrusão em tradução livre, nesse ano de 2019 Deivid Robert teve a oportunidade de realizar e ser aprovado no exame DCPT. 

Quando se fala de certificações de Segurança da Informação no âmbito de Segurança Ofensiva a DCPT – Desec Certified Penetration Tester é uma das certificações que mais se destacam, pois além de ser a primeira certificação da América Latina, é uma certificação prática que exige dos seus candidatos a execução de um pentest no exaustivo período de 24 horas. Ao ser aprovado nessa certificação, é comprovado que o profissional consegue realizar um pentest e entregar a melhor recomendação e correção para as brechas de segurança encontradas. Sendo assim diminuindo os impactos e possíveis invasões que possam ocorrer por atacantes sem autorização (Cracker/Black Hat). 

“Sem sombra de dúvida o CEAP me deu toda a base técnica e humana para que me tornasse um hacker ético, pois acreditem, de todas as qualidades e competências que essa profissão exige ser ético é a principal. Apesar de todos as dificuldades encontras, diante a região que morava e histórico familiar eu sempre tive o CEAP para me instruir e transformar minha vida e da minha família, tudo através da educação. Tenho muito orgulho de ser um antigo aluno do CEAP, pois essa não é apenas uma escola técnica, mas sim uma escola que transforma e a vida e futuro dos seus alunos e familiares” 

Toda a metodologia do CEAP, focada no formação integral de seus alunos, visa transformar através da educação realidade de jovens como o Deivid, ofertando melhores oportunidades e potencializando a capacidade de sonhar em cada um dos beneficiários. De acordo com estudos do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, o impacto por estudar no CEAP se estende até 8 anos depois do aluno se formar em um dos cursos técnicos oferecidos pela organização.