CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

Antigo aluno do CEAP recebe certificação internacional

Quando se trata de certificações de TI, a Cisco Systems é referência mundial no assunto, a pirâmide de certificação da Cisco mostra uma família de credenciais bem elaboradas, com muitos níveis de carreira e complexidade, onde as certificações Expert e Architect – mais notavelmente, Cisco Certified Internetwork Expert ou CCIE – permanecem como sendo credenciais sempre em alta demanda no mercado.

Ao receber tal certificação um profissional dessa área é capaz de dar um salto em sua vida profissional, não só pelo prestígio inato que ela oferece, mas pelo conhecimento que é adquirido durante a trajetória. E é nesse sentido que Wellington Lopes, 25 anos, recém aprovado, nos conta que a certificação CCIE Wireless “apenas” chancelou todo um histórico profissional.

Proveniente da comunidade da Pedreira, extremo sul de São Paulo, aluno do curso de informática aplicada do CEAP em 2007, Wellington sempre manifestou interesse por computação e áreas correlatas. Como não poderia deixar de ser, sua motivação só aumentou ao ganhar seu primeiro certificado naquele ano, fazendo-o optar em 2008 pelo Curso Técnico de Telemática, oferecido no CEAP. Após se formar, como a mesma organização já possuía uma parceria com a CISCO, entre outros alunos, ele foi convidado para fazer os módulos um e dois, oportunidade que lhe rendeu a certificação CCNA, foi nesse momento que o Wellington decidiu seguir na área de Redes de Computadores. Era 2010, ele tinha 17 anos, um curso profissionalizante de informática aplicada, um diploma de técnico, uma certificação recém adquirida e um novo plano de carreira “Ser expert em redes de computadores”.

Como tantos jovens que passaram pelo CEAP, após formado ele foi encaminhado para o mercado de trabalho. Teve a sua primeira oportunidade em uma pequena empresa, que já trabalhava com a implementação de redes, onde conheceu com mais detalhes a Carreira CISCO, a qual (meio sem saber) ele já havia iniciado.

Com 8 anos de experiência, Wellington acumulou outras certificações. Especialista em redes Wi-fi e segurança de acesso, é um dos primeiros profissionais a implementar o call center via wireless do mundo e agora está entre os seis brasileiros experts com um registro CCIE Wireless CISCO. Para obter a certificação, além dos anos de experiência profissional, foram necessários meses de preparação em laboratório e um alto investimento para se adquirir novos equipamentos de alta performance, e o reconhecimento veio logo depois, muitos profissionais ao redor do mundo entraram em contato através das redes sociais, como o Linkedin, para trocar experiência e manter contato, afinal agora, Wellington, aquele menino que aprendeu no CEAP a sonhar em ser um expert em redes de computadores, hoje faz parte de um seleto grupo de profissionais no mundo com uma das mais difíceis e desejadas certificações CISCO.

O CEAP é uma organização não governamental que atua no modelo de uma escola técnica profissionalizante e que oferece 7 diferentes cursos gratuitos para jovens de 10 a 18 anos. Atualmente a organização conta com um curso específico de redes de computadores, desenvolvido na plataforma da CISCO, dessa forma os alunos após formados no curso já dão início a carreira CISCO, recebendo a certificação CCNA.

O CEAP parabeniza o Wellington Lopes pela incrível conquista e se orgulha por fazer parte dessa história.