CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

Antigo aluno do CEAP conquista título no vôlei universitário

No universo esportivo, a transformação de vidas e a vivência de experiências únicas são fenômenos constantes. E, sem dúvidas, Vinícius Matos, antigo aluno do CEAP — Centro Educacional Assistencial Profissionalizante, personifica essa realidade ao ter encontrado no vôlei não apenas uma paixão, mas também o caminho para uma vitória memorável. Sua trajetória se consolida como um exemplo inspirador de dedicação, superação e perseverança.

Vinícius, desde seu ingresso no CEAP em 2007, demonstrou um comprometimento único tanto nos estudos quanto na prática esportiva. A instituição ofereceu-lhe um ambiente propício ao desenvolvimento de suas habilidades acadêmicas, permitindo que ele explorasse diferentes áreas de estudo e, inclusive, aprimorasse sua paixão pelo vôlei durante as aulas de educação física.

Ao longo dos anos, Vinícius Matos destacou-se não apenas como um aluno, mas também como um atleta apaixonado pelo esporte. Sua participação ativa no time de vôlei da sua turma durante os jogos interclasses do CEAP nas férias escolares revelou seu espírito competitivo. Os duelos nas quadras tornaram-se uma parte essencial de sua vida, alimentando sua determinação em superar desafios e buscar a excelência em todas as áreas de sua jornada pessoal e profissional.

(Fotos da NDU)

Quando ingressou na Faculdade Federal, Vinícius se deparou com a oportunidade de participar de torneios interfederais, chamos JIFs e JIFETS, onde permaneceu até 2015. Apesar de ter perdido o prazo da peneira, sua habilidade em se adaptar às situações permitiu que encontrasse uma alternativa para participar do mesmo. Ele se aproximou do treinador, discutiu sua situação e conseguiu fazer um teste separado, o qual resultou em sua aprovação. Em 2016, ele iniciou uma nova graduação pelo Senac, onde passou a disputar o vôlei universitário na NDU (Novo Desporto Universitário) a partir de 2019.

Em junho de 2013, com apenas 17 anos, Vinícius fez sua estreia em um jogo, competindo em uma liga sub-18. Ainda no mesmo ano, teve a oportunidade de viajar com o time, o que resultou no título de vice-campeão da região Sudeste. De 2013 a 2015, Vinícius conciliou seus estudos com sua carreira esportiva nesse clube, abraçando essa oportunidade e se dedicando intensamente aos treinamentos para enfrentar adversários de instituições renomadas, como a FECAP.

(Fotos da NDU)

Ao longo dos anos, Vinícius e sua equipe enfrentaram batalhas árduas em vários torneios. Com trabalho em equipe, resiliência e habilidades técnicas, eles superaram cada obstáculo, levando o time da terceira para a primeira divisão.

No último mês, chegou o momento decisivo. Vinícius e seus colegas entraram na quadra determinados a conquistar o título na final do campeonato universitário. Com habilidade, esforço e espírito de luta, eles alcançaram a vitória tão esperada. Ao erguer o troféu de campeão do torneio, Vinicius se tornou uma referência de perseverança dentro e fora da sala de aula para o CEAP e seus alunos.

“‎ A questão da resiliência foi o que mais levei do CEAP, porque muitas vezes os alunos chegavam para mim reclamando de que não conseguiam fazer escrever um código. Tem que tentar mesmo. Se não está funcionando, a gente troca a forma, a gente muda. Assim como no vôlei, se você não está conseguindo atacar na diagonal, você troca o golpe. Aqui é a mesma coisa. A gente muda o modo de ensinar até que o aluno possa pegar e entender aquilo”.

Vinicius Matos, antigo aluno do curso Técnico em Redes e professor voluntário no CEAP

A jornada vitoriosa de Vinícius Matos no vôlei universitário é um testemunho irrefutável do poder transformador do CEAP. Ao criar oportunidades para que jovens talentos se desenvolvam e atinjam seu potencial máximo, o CEAP não constroi atletas talentosos, mas molda indivíduos comprometidos, disciplinados e resilientes, capazes de conquistar sonhos e impactar positivamente o mundo ao seu redor.