CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

Amostra de projetos prestigia os jovens do Curso de Maker

No último dia 30 de junho aconteceu no CEAP- Centro Educacional Assistencial Profissionalizante – a mostra de projetos dos alunos do curso de Maker. O evento marcou a conclusão e a formatura dos mais de 320 alunos desse primeiro semestre do projeto que foi desenvolvido junto ao Instituto Tellus e que contou com o apoio da Brasilprev.

O Laboratório Maker Área 21 foi concebido para estimular os jovens a desenvolverem habilidades nas áreas de tecnologia e empreendedorismo. Em um ambiente inovador e com apoio de equipamentos modernos como de realidade virtual e aumentada, impressoras 3D e fresadora a laser, as aulas culminaram na criação de soluções para diversos desafios, entre eles, os problemas da comunidade. Tais projetos, em sua maioria foram focados na busca por soluções para os problemas da comunidade local, sendo um dos mais abordados pelos grupos, diferentes soluções para as questões socioambientais relacionadas a represa Billings.

A iniciativa se destacou principalmente pela proposta educacional na qual o aluno é o protagonista do aprendizado por meio da metodologia maker, conceito que vai ao encontro dos interesses das novas gerações e à maneira que o jovem se enxerga. A metodologia maker, faça você mesmo, está intrinsicamente aliada a aprendizagem baseada em projetos – PBL, o que torna o aprender e o fazer inseparáveis. Nesse contexto, são os próprios alunos que buscam os conhecimentos necessários para atingir seus objetivos, contando com a orientação do educador, que atua “apenas” como um guia e não como a fonte do aprendizado no processo educacional.

“É um local onde eu posso trabalhar com outras pessoas e consigo desenvolver minhas ideias, e colocar em prática. A gente pode trabalhar coisas diferentes do cotidiano.” – Lucas do Vale, 17 anos

“Aqui você fica à vontade e tem muitos meios para conseguir desenvolver o seu projeto. E se precisar, chama o professor e ele te ajuda.” – Wesley da Silva, 17 anos