CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

ALUNOS VISITAM UM DOS MAIORES ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA DO BRASIL

Ao longo do segundo semestre de 2019, iniciou-se uma parceria entre o CEAP e Pinheiro Neto Advogados, um dos mais conceituados escritórios de advocacia do território nacional. Essa parceria tem causado real impacto na vida de jovens que se encontram em situação de alta vulnerabilidade social, através do voluntariado corporativo, com ações pensadas e desenvolvidas para o complemento do que é visto em sala de aula.

A ação que aconteceu no início de novembro, contou com 20 alunos selecionados para participar de um júri simulado, dinâmica que pode ser aplicada para trabalhar diversas temáticas, como o nome diz, é a simulação de um tribunal judiciário, em que os participantes têm funções predeterminadas. O tema central da dinâmica foi: “O mau aproveitamento escolar é culpa dos próprios alunos?”. Os jovens puderam expressar e discutir expondo suas opiniões e ouvindo as controvérsias criando assim um senso crítico mais apurado. Além dos jovens, mais de 10 colaboradores voluntários do escritório participaram da ação dando uma visão real e ajudando os participantes a criarem narrativas coerentes e respostas consistentes a suas teses.

Segundo pesquisa realizada entre todos os beneficiários, a ação teve 100% de aproveitamento. Além disso, foi constatado que a ação deve ser repetida para atingir outros jovens e assim terem a oportunidade de contato com o mundo jurídico.

O CEAP acredita que as experiências práticas potencializam o aprendizado construído em sala de aula. Nesse sentido, incentiva a realização de atividades extraclasses e estudos do meio relacionados aos componentes curriculares. Com isso, ao longo de 2019 foi superado todos os números de ações voluntarias corporativas, sendo mais de 20 palestras técnicas, 15 visitas a empresas e 13 seções de mentoria. Por ano, o CEAP atende mais de 1.000 jovens entre 10 e 18 anos.