CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

Alunos do CEAP visitam multinacional

No dia 17 de abril, quinze estudantes foram selecionados para participar de uma visita guiada ao escritório da Olin, uma das principais indústrias químicas do mundo, líder no mercado de cloro, alvejante, epóxi e outros. 

Os jovens vivenciaram na prática como funciona o processo dentro do escritório de uma multinacional. A visita começou com uma breve introdução sobre a empresa, ditada pelo diretor administrativo da América Latina, Luiz Pimentel, que apontou todos os números e mostrou onde a empresa está inserida direta e indiretamente com seus produtos no mercado. Além disso, Pimentel deixou os jovens a vontade para fazerem perguntas sobre assuntos diversos relacionados ao tema. No fim da palestra, foram distribuídos alguns brindes para quem aceitasse o desafio e respondesse perguntas feitas pela equipe da própria Olin.

Na sequência as áreas de Recursos Humanos, Finanças e Logística, deram um apanhado geral sobre os seus respectivos funcionamentos e métodos de trabalho empregados dentro da Olin. Mais uma vez, os alunos tiveram a oportunidade de perguntar e tirar dúvidas referentes ao mercado de trabalho. Dentre as perguntas, os temas mais abordados pelos alunos foram: empregabilidade, responsabilidade, comprometimento com o trabalho e futuro profissional. Os colaboradores responderam todas as perguntas sempre exemplificando com casos vivenciados no dia a dia. 

A visita terminou com um tour guiado pela empresa, mostrando o funcionamento dos novos modelos de negócios e como são inseridos no ambiente de trabalho. Exemplo disso é a coordenação assistida, que é um conceito de hierarquia sem divisórias, onde o superior fica no mesmo ambiente que o colaborador, permitindo acesso imediato de ambas as partes. Eles deixaram claro aos jovens que a adoção desse sistema permite uma maior abertura de opiniões, fundamental em qualquer faixa hierárquica.

Os alunos, que tiveram a incrível oportunidade de participar da ação, saíram com a ideia clara de como funciona o ambiente de uma grande empresa, puderam planejar os próximos passos e tirar dúvidas sobre o futuro profissional. 

Novamente, o CEAP aproxima seus alunos de grandes empresas e profissionais, levando o aprendizado teórico visto em sala de aula para aplicações práticas do mercado. Dessa forma, é possível envolver empresas, aproximar colaboradores de causas sociais e tornar o aprendizado ainda mais divertido.

O CEAP é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que há 33 anos oferece formação técnica e profissional de excelência. A organização conta com o apoio de empresas e pessoas físicas para levar aos seus beneficiários um modelo pedagógico diferenciado capaz de oferecer uma educação que vai além da educação.