CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

Alunos do CEAP visitam Instituto FHC

No último dia 16 de setembro os alunos do 3º semestre do curso técnico em administração do Centro Educacional Assistencial Profissionalizante – CEAP fizeram uma visita monitorada ao Instituto Fernando Henrique Cardoso. Ao todo, 25 jovens da organização estiveram em contato com um pouco da história recente do País. 

Com o objetivo de mostrar aos jovens o que aconteceu com a economia brasileira com a implementação do Plano Real, a exposição “Um Plano Real: a história da estabilização do Brasil” mostrou através de fotos, vídeos, depoimentos e exemplos práticos, toda a estratégia dos economistas em sucessivos planos para controlar a inflação até a adoção do Plano Real, que finalmente trouxe a estabilidade da moeda naquele período.

A visita ao Instituto IFHC é uma forma de reforçar o conteúdo recebido pelos alunos em sala de aula. Muitos desses alunos, hoje com 16 anos em média, não passaram pelo período da inflação descontrolada no País, tampouco viram as filas em supermercados e postos de gasolina. Com a exposição tudo conseguiram conhecer um passado recente de nossa história e ter uma melhor compreensão do momento presente.

O Instituto FHC é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e apartidária, criada pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso ao deixar a Presidência da República, e tem como propósito preservar e disponibilizar seus arquivos pessoais e os da ex Primeira Dama Ruth Cardoso, de modo a contribuir com a pesquisa e a difusão do conhecimento sobre a história brasileira; Outro propósito é a promoção do debate público, a produção e disseminação de conhecimento sobre os desafios do desenvolvimento e da democracia no Brasil, em sua relação com o mundo. Para cumprir esses objetivos, o IFHC realiza exposições, eventos educativos, debates, estudos e publicações abertos ao público.