CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

Algoritmos na prática!

A forma como os jovens aprendem vem se transformando, mas essa mudança nem sempre é refletida no jeito como os profissionais da educação ministram suas aulas. É verdade que a responsabilidade desta situação, tantas vezes constatadas em salas de aula mundo afora, não é de forma alguma exclusivamente de responsabilidade dos professores, já que são uma série de fatores que contribuem, desde dos culturais até a capacidade das instituições de ensino fornecerem treinamentos e recursos necessários.

Tendo em vista esta realidade, os professores do CEAP passam constantemente por atualizações e são estimulados a empregarem em sala de aula diferentes recursos didáticos, com o objetivo de potencializar o ensino, a experiência e o aprendizado dos alunos.

Nesse início das aulas, os professores de Robótica e Lógica de Programação, Bruno Serafim e Vinicius Matos, respectivamente, desenvolveram com as suas turmas atividades com o intuito de posicionar os alunos no centro do processo educacional, seguindo a metodologia PBL – Project Based Learn.

O professor Bruno desafiou os seus alunos de 10 e 11 anos, da turma de Robótica Básica, a desenvolverem um mapa para uma caça ao tesouro nas instalações do CEAP, utilizando algoritmos, princípio básico da programação. Já o professor Vinicius, pediu para que a turma do curso Técnico de Redes de Computadores, desenvolvessem processos/algoritmos que fossem capazes de calcular o número exato de azulejos do pátio interno do CEAP.

Os educadores afirmam que, independente da idade, atividades como essas, além de serem mais descontraídas, auxiliam os alunos a retomarem o ritmo dos estudos, estimulando nos jovens o pensamento linear e o desenvolvimento de processos, que é base para o aprofundamento em lógica de programação.

A metodologia PBL, muito comum em países desenvolvidos, foi adotada pelo CEAP em 2017 e passou por um processo de aperfeiçoamento ao longo de 2018. Através dela, o CEAP espera poder, junto com os professores, dar cada vez mais o protagonismo do processo educacional aos jovens beneficiados pela organização.