CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

Accenture disponibiliza treinamento online para capacitação dos educadores do CEAP

Desde o último dia 18 de março, o CEAP precisou se adaptar à educação a distância após a portaria excepcional do Ministério da Educação (MEC) autorizar a substituição das aulas presenciais, para não comprometer o cronograma escolar durante o período de quarentena do coronavírus.

Assim, a equipe pedagógica vem disponibilizando através de plataformas, que podem ser acessadas via computador ou dispositivo móvel, vídeos, apresentações explicativas de slides, respostas de dúvidas por e-mail e até aulas gravadas.

A Accenture, empresa multinacional de consultoria de gestão, tecnologia da informação e outsourcing, ciente da situação que vivemos atualmente, viabiliza ao CEAP uma plataforma e-learning utilizada no projeto Smart LATAM, o Canvas. O programa ja é utilizado por outras companhias e é cada vez mais incentivado pelas organizações de ensino para potencializar a experiência dos jovens.

Na semana passada (27), os educadores passaram por uma capacitação via videoconferência do uso do software antes do início da aplicação aos alunos. No bate-papo puderem aprender e se contextualizar com a ferramenta, de forma que possam aproveitar o conteúdo já existente nela, como por exemplo assuntos de Administração e Competências e Habilidades Socioemocionais. Outras funções ensinadas foram de cadastro dos alunos, matérias, controle de presença, suporte, entre outros.

As habilidades tecnológicas serão cada vez mais importantes para o mundo profissional no futuro e para muitos jovens este é o primeiro aprendizado digital de suas vidas. A plataforma se mostrou essencial e sem restrições, podendo se flexibilizar facilmente para as necessidades da instituição. Este será mais um canal utilizado entre aluno e professor, sinalizando novas possibilidades de ensinamento a distância e de evitar os efeitos da pandemia.

O CEAP atende, por ano, mais de mil jovens entre 10 e 18 anos com alta vulnerabilidade social e usa de ferramentas e ações qualificadas para auxiliar no impulso do mesmo, tornando-os protagonistas do próprio sucesso.