CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

CEAP: abrindo portas para o sucesso no ensino superior

Uma estatística alarmante revela que 50% dos alunos desistem antes de completar o ensino superior. Essa realidade exige uma análise aprofundada e a implementação de soluções eficazes para reverter esse cenário.

De acordo com levantamentos recentes, dos alunos que ingressaram no ensino superior entre 2017 e 2021, 55% abandonaram seus cursos, apenas 18% continuam cursando e apenas 26% conseguiram concluir no tempo previsto. Esses números demonstram um cenário desafiador e uma lacuna significativa entre as expectativas dos jovens e a oferta do ensino superior, mesmo em países mais desenvolvidos.

CEAP: abrindo portas para o sucesso no ensino superior

Hoje em dia, os jovens buscam uma maior conexão com o mercado de trabalho e uma adaptação ao contexto da “vida digital”, o que parece estar distante da maioria dos cursos de bacharelado que têm duração média de cinco anos.

No Brasil, a situação é ainda mais complexa. A questão econômica desempenha um papel fundamental. Cerca de 80% das vagas no ensino superior são oferecidas por instituições privadas. Considerando que 90% dos brasileiros que ingressam na faculdade têm renda de até três salários mínimos, os outros 10% que não se encontram nessa estatística enfrentam dificuldades para arcar com as mensalidades até o final do curso.

Além disso, devido à qualidade geralmente baixa da educação básica pública, os estudantes chegam ao ensino superior com deficiências significativas, principalmente nas áreas de exatas, o que também contribui para o alto índice de desistência.

CEAP: abrindo portas para o sucesso no ensino superior

Investir em soluções abrangentes é crucial para enfrentar o cenário preocupante da evasão no ensino superior. Acesso à educação de qualidade e oportunidades no ensino superior são desafios enfrentados por muitos jovens, especialmente aqueles das comunidades periféricas. No entanto, o CEAP — Centro Educacional Assistencial Profissionalizante, com sua missão de formar cidadãos íntegros, tem desempenhado um papel fundamental no aumento da taxa percentual de jovens periféricos que ingressam e cursam universidades.

“‎ O CEAP fez toda a diferença na minha vida. Ele me ajudou a ter disciplina, me tirou da zona de conforto e estimulou autonomia com materias desafiadoras. O CEAP traz oportunidades e abre portas para um mundo novo, nos mostra que podemos sonhar — nos prepara para realizar esse sonho”.

Lucas Evangelista, antigo aluno do curso Técnico em Administração que passou no vestibular da Universidade de São Paulo (USP)

Uma das principais conquistas é o alto índice de empregabilidade de seus alunos após a formação. Estudos mostram que cerca de 70% dos alunos do CEAP conseguem obter emprego em até 3 meses após a conclusão dos cursos. Além disso, a instituição também se destaca no apoio ao acesso ao ensino superior, com impressionantes 92% dos alunos ingressando em universidades renomadas, como USP, PUC, Mackenzie, ITA, entre outras, em um período de até 3 anos após a formação. Esses números refletem o impacto positivo do investimento social realizado pelo CEAP, que apresenta um retorno financeiro de até 300%, evidenciando não apenas a transformação pessoal dos jovens, mas também o benefício para a sociedade como um todo.

CEAP: abrindo portas para o sucesso no ensino superior

Oferecendo cursos profissionalizantes e técnicos de qualidade para jovens entre 10 e 18 anos, o CEAP se destaca ao proporcionar aos alunos não apenas habilidades técnicas, mas também um sólido ensino ético. Essa base educacional é fundamental para prepará-los para o ensino superior, onde são requeridas competências acadêmicas básicas e intermediárias. Além disso, a instituição adota uma abordagem educacional integral, desenvolvendo também as competências socioemocionais dos jovens e estimulando o pensamento crítico, preparando-os de forma abrangente para enfrentar os desafios acadêmicos que encontrarão na vida adulta.

No CEAP, os estudantes recebem muito mais do que uma formação de excelência. Eles têm acesso a um suporte acadêmico abrangente e orientação profissional através de uma equipe de preceptores dedicados, que os auxiliam no desenvolvimento de uma rotina virtuosa na vida estudantil. Além disso, contam com a mentoria de profissionais experientes em suas áreas de atuação, que fornecem orientações valiosas para ajudá-los a escolher as melhores trajetórias profissionais para os seus objetivos. Essa combinação de suporte e orientação possibilita aos alunos uma formação mais completa e prepara-os para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e das universidades com confiança e sucesso.

No cenário brasileiro, a questão econômica desempenha um papel fundamental nos desafios enfrentados pelos jovens periféricos em sua busca pelo ensino superior. Com uma taxa de evasão de 36,6% entre 2020 e 2021, cerca de 3,42 milhões de estudantes abandonaram as universidades privadas, muitas vezes devido à dificuldade de arcar com as mensalidades.

CEAP: abrindo portas para o sucesso no ensino superior

Ao romper barreiras socioeconômicas e incentivar o protagonismo, a instituição está construindo um caminho de sucesso para jovens vulneráveis ingressarem no ensino superior. Assim, contribuindo para a transformação social. Sua atuação é fundamental para criar um futuro onde mais periféricos tenham acesso à educação de qualidade, abrindo portas para um futuro brilhante e equitativo. O CEAP é um verdadeiro agente de mudança, capacitando os jovens a superarem obstáculos e alcançarem seus sonhos acadêmicos e profissionais.