Notice: Uninitialized string offset: 0 in /var/www/html/wp-content/plugins/seo-by-rank-math/vendor/mythemeshop/wordpress-helpers/src/helpers/class-str.php on line 235

CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

A importância dos estudos

O estudo é realmente importante? Claro que sim! É possível seguir em frente sem ele? Certamente que não. Afinal, o estudo é a única forma que temos para aprimorar os nossos conhecimentos atuais. Aprendendo constantemente novos conteúdos somos capazes de gerar valores, ideias e objetivos que, consequentemente, impactam a sociedade de maneira positiva.

Devido à pandemia, o fechamento das escolas e a continuidade ao aprendizado de forma híbrida, muitos jovens periféricos abandonaram de vez os estudos. Essa situação agravou ainda mais a educação do país, e é possível comprovar isso em uma atual pesquisa levantada pelo IBGE. A princípio, cerca de 244 mil estudantes de 6 a 14 anos estavam fora das escolas brasileiras no segundo trimestre de 2021. Nesse sentido, em comparação ao ano de 2019, há um aumento de 171,1% de evasão.

O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, destacou que, em comparação há 14 anos atrás, o Brasil teve uma grave redução em sua educação. Tanto em matérias humanas quanto em exatas. Resumindo, os estudantes tiveram menor desempenho online do que em sala de aula. De acordo com o canal de notícias CNN Brasil, em seu site, cita que a educação brasileira no geral não possui uma boa qualidade de ensino.

Os jovens que estão em situação de alta vulnerabilidade social, não conseguem enxergar potencial em seu aprendizado, logo, muitos deles desistem do estudo. Enfim, o que pesa mais: trabalhar para ajudar a sustentar a casa ou estudar? Essa é uma questão bem difícil. Porém, sob esse mesmo ponto de vista, há algumas maneiras de mudarmos essa situação.

Por que continuar os estudos?

Todos devemos saber que, quando incorporado em nossa rotina como algo de suma importância, nos traz inúmeros benefícios. Inclusive, com ele conseguimos olhar novos horizontes, e consequentemente, encontramos mais oportunidades e segurança para o nosso futuro. Logo, não é algo banal que deve ser colocado em segundo plano. Portanto, através da educação podemos reforçar e conhecer novas culturas e aprimorar a nossa forma de pensar e agir perante a sociedade. Dessa forma, nos formamos pessoas melhores.

Por isso temos que estudar para:

  • Expandir conhecimento
  • Crescer como pessoa
  • Conquistar novas oportunidades

Concluindo, aprender coisas novas é extremamente importante para nos desenvolvermos como bons cidadãos.

Como o CEAP colabora com isso?

O CEAP, desde 1985, tem a missão de formar cidadão integros que mudem o mundo através de suas atitudes. Assim, propagando aos estudantes que eles também são capazes de desenvolver o seu lado humano e profissional.

Em seu dia a dia, os alunos da instituição aprendem que somente aquele que tem o poder do estudo em mãos sempre consegue dar um passo a mais. A partir do momento em que eles entram no CEAP, a virtude e a sabedoria se tornam bem presentes na vida desses jovens. Logo, a organização os ensina princípios fundamentais que servem de lição para toda a vida. Princípios esses que sempre prezam por catalisar a formação humana de cada indivíduo. Dessa forma, fomentando em cada jovem a sede por conhecimento e a necessidade traçar os seus objetivos na vida.

Não é atoa que o aluno que estuda no CEAP, no decorrer das aulas teóricas e práticas, dentro e fora da organização, consegue compreender e propagar a verdadeira importância dos estudos. O jovem carente é transformado em uma pessoa totalmente íntegra, um profissional de valor, que é capaz de mudar o mundo através de seu trabalho.

Faça parte deste movimento também! Contribua com a educação dos alunos assistidos pelo CEAP.