CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante

A formação dos educadores do CEAP

Uma das principais preocupações que o CEAP tem é a formação dos professores, pois eles darão base e ajudarão no desenvolvimento técnico e humano dos jovens, auxiliando no aprendizado. Considerando que vivemos grandes mudanças nos últimos tempos, a preparação para os novos desafios do século 21 é sempre uma prioridade.

Através de uma série de metodologias e atividades, ferramentas, de forma presencial ou a distância, a instituição busca preparar constantemente o aprimoramento profissional de seus colaboradores.

Para cessar dúvidas, alinhá-los com o sistema de educação e mantê-los atualizados com as últimas tendências, o CEAP promove encontros que acontecem antes dos inícios das aulas, duas vezes ao ano.

Educadores em Jarinu, sítio para convenções.

As reuniões podem acontecer em locais externos ou nas estruturas do CEAP, essas reuniões são chamadas de “convívios”. As atividades oferecidas nos encontros vão desde debates, palestras motivacionais, planejamento do ano letivo, discussões sobre melhorias internas e externas e atividades com conteúdos e situações do dia-a-dia da instituição.

Dentre as técnicas que circulam os meios educacionais, há pouco tempo o design thinking se apresenta como uma nova metodologia inovadora enquanto integradora de colaboração multidisciplinar, seja para alunos ou professores. Se apresentando como ferramenta eficiente para a formação de educadores no exercício da docência.

Para a educação é uma excelente oportunidade de desenvolver práticas que promovam o trabalho coletivo, a solução de problemas, o desenvolvimento de habilidades e atitudes, capacidade de comunicação e liderança, fundamentais para a atual sociedade e o conhecimento contemporâneo.

Educadores aplicando a técnica de design thinking para uma maior assimilação do CEAP e suas atividades.

A técnica possibilita desenvolver ações de um processo de colaboração comunitária: liberdade, formas ativas e significativas de envolver professores e estudantes, desenvolvimento de potencialidades criativas, soluções que podem atender o indivíduo, a sala de aula, a escola e o ambiente educativo. Tudo isso por meio de um processo lúdico que torna a ação motivadora e envolvente. Todo este processo é implementado no dia-a-dia, para que as oportunidades de sucesso e de impacto positivo nos jovens sejam identificados nos resultados da ação.

Esta é apenas uma das principais atividades que o CEAP introduz tornando os colaboradores cada vez mais qualificados para exercer suas atividades.

O CEAP atende, por ano, mais de mil jovens entre 10 e 18 anos com alta vulnerabilidade social e usa de ferramentas e ações qualificadas para auxiliar no impulso do mesmo, tornando-os protagonistas do próprio sucesso. Conheça mais sobre o CEAP em suas redes sociais!