Page 21 - Relatório de Atividades CEAP - 2021/2022
P. 21

 Ensinar uma profissão é abrir para os jovens janelas de oportunidades, ampliando as chances para que consigam conquistas em suas carreiras. O ensino profissionalizante tem esse objetivo, desenvolvendo competências e habilidades técnicas.
O Ensino Profissionalizante Técnico do CEAP oferece cursos que têm maior demanda e valorização no mercado de trabalho. Como resultado, os alunos formados pelo centro educacional que estão na faixa de 18 a 24 anos alcançam remuneração até 62% superior em comparação com jovens formados em outros cursos técnicos do estado de São Paulo, conforme apontam os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
A diferença anual chega a R$ 11,3 mil (*) a mais para os antigos alunos do CEAP. Os dados fazem parte de um levantamento do IDIS - Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, realizado a pedido do CEAP, com antigos alunos do centro educacional.
Conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), os cursos técnicos profissionalizantes têm cerca de 2 milhões de
alunos no Brasil. A tendência é expandir, já que o Mapa do Trabalho Industrial 2019- 2023 do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) demonstra que o país precisa qualificar, até 2023, 10,5 milhões de trabalhadores nos níveis superior, técnico, qualificação profissional e aperfeiçoamento. Estudo da Brasscom, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais previa, antes mesmo da pandemia, déficit de 290 mil profissionais da área de Tecnologia da Informação, em 2024, no país.
Aprovados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, os cursos técnicos do CEAP atendem essa demanda, alinhando propósitos para melhorar o mercado, ajudando a formar bons profissionais, e apoiando os jovens, preparando-os para setores com boas perspectivas de futuro.
Pesquisa desenvolvida pelo CEAP com apoio do Instituto Carlyle Brasil e da Consultoria McKinsey concluiu que os adolescentes que vivem na região de Pedreira (zona Sul de São Paulo), onde se localiza o centro educacional, querem um aprendizado com foco no mercado de trabalho e no vestibular. Os cursos de Administração e Informática, oferecidos pelo CEAP, são os mais citados.
21
  * Referência apontada no Cálculo das proxies financeiras; apêndice 6, página 99, do relatório SROI/CEAP


























































































   19   20   21   22   23