Page 63 - Relatório de Atividades CEAP - 2021/2022
P. 63

 Fundo patrimonial
(endowment)
Um dos principais desafios para uma instituição é garantir sua sustentabilidade e assegurar a perenidade dos projetos. Resolver essa questão é o principal objetivo dos fundos patrimoniais - também conhecidos como fundos filantrópicos ou endowments, bastante presentes em alguns lugares do mundo há alguns anos e criado no Brasil pela Lei 13.800, aprovada em janeiro de 2019.
Esses fundos possibilitam que as instituições planejem suas ações e iniciativas com uma melhor estrutura financeira, com fluxo regular de receita, promovendo melhorias de longo prazo e otimizando a gestão.
São direcionados para arrecadar, gerir e destinar doações de pessoas físicas e jurídicas privadas para organizações que atuam em áreas de interesse público, como Educação, Ciência, Tecnologia, Inovação, Cultura, Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social, entre outras.
Os fundos filantrópicos também têm papel importante para garantir segurança para o investidor, tendo
uma política de investimento com normas claras. Os recursos são geridos por um comitê independente, que também cuida dos controles de transparência.
O fundo patrimonial do CEAP tem um comitê gestor com três especialistas renomados, com experiência no mercado financeiro. Com isso, a instituição pode organizar melhor seu cronograma de iniciativas e investimentos em infraestrutura
Essa estrutura estimula a cultura de doação, fazendo com que os doadores se sintam motivados a continuar apoiando, além de atrair novas contribuições.
DOADORES
Fundo Endowment do CEAP
FUNDO ENDOWMENT
Principal do fundo
Rendimento
apenas os rendimentos do fundo serão utilizados
63
    COMUNIDADE CEAP
prestação de contas para doadores e comunidade em geral

















































































   61   62   63   64   65