Page 24 - Relatório de Atividades CEAP - 2021/2022
P. 24

 24
Cursos Livres
O CEAP acredita na importância de diversificar a Educação para dar aos alunos uma formação bastante completa. Por isso, além do ensino profissionalizante
básico e técnico, oferece programas com cursos que complementam o aprendizado e ampliam
as oportunidades dos jovens tanto no mercado de trabalho quanto para experiências de vida.
Produção Audiovisual
Do início das aulas teóricas ao festival com apresentação dos curtas-metragens foram pouco mais de três meses - tempo suficiente para desabrochar talentos.
Durante as aulas, mais de 100 jovens, alunos do 9° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio, aprenderam sobre o mercado audiovisual, passando por cinema e entretenimento, publicidade e Youtube, direção, fotografia, roteiro, técnicas de iluminação, gravação e captação de áudio, produção e edição, entre outros conteúdos. “Eles
se dedicaram muito, foram bastante participativos, se envolveram. Ficaram encantados, por exemplo, com roteiro, ao perceber quanto coisa tem por trás de uma história; que não basta ter uma ideia, há uma estrutura dramática, uma mensagem por trás”, conta Lucena.
Depois de garantir a bagagem técnica necessária, os alunos puderam assumir as muitas funções que compõem uma equipe: diretor, diretor de fotografia, assistente de câmera, técnico de som, produtor, entre outras. Para o professor, essa diversidade ajuda a fazer com que todos fiquem envolvidos no processo criativo. No projeto final as equipes produziram um curta-metragem para o festival. Lucena comenta que sempre procura elevar a qualidade das aulas, tratar de debates abstratos, e revela que se surpreendeu com a sensibilidade artística dos alunos, a inteligência e a garra para realizar. “Tinha expectativas altas e não me frustrei. Fui bastante exigente e eles acompanharam o ritmo. Fiquei muito satisfeito”, afirma.
Apoio:
Gustavo Lucena
Diretor executivo da Lucena Filmes e professor do curso livre de produção de vídeo do CEAP
      “Eu fiquei muito impressionado. Eu fiz faculdade de cinema, vi estudantes fazerem quatro anos de curso e não criarem um curta- metragem no nível de qualidade dos que eles fizeram em três meses. É surpreendente”, fala com orgulho e admiração o produtor independente Gustavo Lucena.
 




















































































   22   23   24   25   26