Page 10 - Relatório de Atividades CEAP - 2021/2022
P. 10

10
Sobre o
CEAP
Do início modesto, com o desenvolvimento de um primeiro curso com oito alunos, em uma construção rústica de madeira, até a marca de mais de 8 mil alunos atendidos, houve uma longa caminhada, de superação e realizações.
O desejo de fazer a diferença no mundo e ajudar quem mais precisa uniu um grupo de jovens universitários. Dessa convergência de propósitos nasceu, em 1985, o CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante.
O lugar escolhido para abrigar esse sonho foi o bairro Pedreira, devido às necessidades de sua população, com alto índice de criminalidade, problemas de saneamento e um dos piores índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade de São Paulo - ficando em 81o lugar entre os 96 distritos da cidade, segundo dados do IBGE -, além das altas taxas de analfabetismo. Acreditando no poder transformador da educação, esse foi o ponto de partida do projeto que iria mudar a história dos moradores da região.
Do início modesto, com o desenvolvimento de um primeiro curso com oito alunos, em uma construção rústica de madeira, até a marca de mais de 8 mil alunos atendidos, houve uma longa caminhada, de superação e realizações.
Para garantir que os estudantes tivessem, além da educação necessária, também boas oportunidades, o CEAP investiu desde o início e segue investindo em formação técnica. Ao longo dos anos houve desenvolvimento de novos cursos, com um olhar voltado às principais necessidades do mercado de trabalho.
Os bons resultados atraíram cada vez mais jovens, que viam na proposta uma chance para escreverem melhor seus destinos.
As transformações provocaram impacto, e assim atraíram mais pessoas engajadas, decididas a contribuir para o crescimento do projeto. Com mais sonhadores se unindo à causa, o CEAP cresceu, expandiu sua atuação e seu espaço, que hoje chega a mais de 23 mil metros quadrados.
A organização não governamental, sem fins lucrativos, é uma escola profissionalizante gratuita que oferece a mais de mil
jovens anualmente cursos de formação e qualificação profissional no contraturno do ensino regular. Há o Ensino Complementar Intensivo (ECI), para estudantes matriculados entre os 6o e 9o anos
    1985
1997 2009





















































































   8   9   10   11   12