Page 36 - Relatório Anual CEAP 2019/2020
P. 36

   36
“Participei de duas edições da Feira de Profissões e Carreiras na simulação de entrevistas. O evento é muito sério e bem organizado, o que faz com que os alunos se sintam de fato em um ambiente profissional e que irá prepará-los para o mercado de trabalho.
O CEAP está de parabéns por esta e por tantas outras iniciativas.
É uma honra poder fazer parte de um projeto que prepara os jovens para que sejam os protagonistas
das suas próprias histórias. A receita do sucesso não
é segredo: muito esforço, estudo e trabalho. É isso que os alunos aprendem no CEAP, principalmente dentro da Feira de Profissões e Carreiras: irem atrás de uma oportunidade de demonstrarem que são capazes e que conseguem alcançar o sucesso no mercado de trabalho. Para mim significa fazer parte de algo maior, significa fazer parte da construção do futuro do país.”
Milena Nogueira
Manager de Planejamento e Análise Financeira | Accenture
SIMULAÇÃO DE ENTREVISTAS
Em 11 de maio de 2019, durante a nossa 4a edição da Feira de Carreiras e Profissões, o pátio coberto do CEAP registrava uma ebulição de adolescentes procurando informações e trocando experiências sobre o mundo do trabalho. “O que devo fazer ao concluir o Ensino Médio?”, “Qual profissão seguir?”, “Preciso de uma faculdade? Qual?”, “Como vou conseguir meu primeiro trabalho?”, “Como monto o meu currículo?”.
Algumas respostas e muitas dicas e sugestões estavam ali, facilmente ao alcance de nossos alunos e membros da comunidade. Profissionais de empresas como Dow, Panasonic, Fisk, Leroy Merlin e Accenture estavam à disposição para auxiliar gratuitamente com seus conhecimentos e experiências. Num corredor, uma fila de rostos curiosos e um pouco apreensivos, aguardam pela simulação de entrevista de emprego.
Era quase como na vida real. Currículo em mãos, sentado frente a frente com o “recrutador”, o entrevistado relatava suas experiências, contava suas ambições e respondia perguntas. Tudo em cerca de 15 minutos. Ao final, o entrevistador, profissional de RH em geral, fornecia um feedback e dava dicas sobre a postura ideal numa entrevista de seleção. A fila andava. Alguns semblantes mais aliviados, outros com lição de casa para fazer.























































































   34   35   36   37   38