Page 30 - Relatório Anual CEAP 2019/2020
P. 30

 PARTICIPAÇÃO EM OUTROS EVENTOS
OBR
Com o desafio nas mãos e o tempo escasso fizemos história. Em 2019, duas equipes do CEAP participaram da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), cujo objetivo é incentivar e divulgar a robótica pelo país.
A edição do ano passado contou com mais de 200 mil inscritos. O desafio era criar uma unidade autônoma que superasse terrenos irregulares para realizar um resgate. Foram pouco mais de três meses para a idealizar, construir, programar e testar os projetos. Os alunos tiveram até de renunciar às férias para se dedicar ao trabalho.
Fomos finalistas da etapa regional, mas nosso objetivo na próxima edição é o estadual, porque está no nosso sangue buscar o melhor. Isso é CEAP!
MOSTRATEC
A MOSTRATEC é uma feira de ciência e tecnologia internacional que conta com a participação de diversos países, realizada anualmente pela Fundação Liberato, em Novo Hamburgo (RS). No evento, são apresentados projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio. Um dos objetivos da feira é estimular a imaginação, o prazer e a curiosidade por meio da pesquisa científica e tecnológica.
Em 2019, a MOSTRATEC contou com a participação de 752 projetos de pesquisa. Um deles, finalista, foi o Saquei! - o app dos negócios, um aplicativo desenvolvido pelos alunos do curso técnico de informática do CEAP, que tem como objetivo orientar as pessoas para que possam ter um melhor controle da vida financeira.
O aplicativo já havia sido eleito o melhor projeto da FeCEAP 2018. Ele oferece controle de finanças, dicas de poupança, mapa dos negócios, carteira virtual e o pagamento através do QR Code, facilitando a transação entre comércio e cliente, bem como o armazenamento dos dados.
  30

























































































   28   29   30   31   32