Page 19 - Relatório Anual CEAP 2019/2020
P. 19

ENSINO PROFISSIONALIZANTE TÉCNICO
Um dos desafios do nosso país é oferecer a todos os brasileiros uma escola que dialogue com o universo profissional. Pesquisas da PUC-Rio demonstram que, entre dois indivíduos com a mesma escolaridade, aquele que tem um ano de educação profissional terá 18% a mais de renda.
EM EDUCAÇÃO
PROFISSIONAL É
IMPRESCINDÍVEL
PARA O
AUMENTO DA
COMPETITIVIDADE
DO PAÍS, PARA
A RETOMADA DO
CRESCIMENTO
DA ECONOMIA
NUM RITMO MAIS
VIGOROSO
“O investimento em educação profissional é imprescindível para o aumento da competitividade do país, para a retomada do crescimento da economia num ritmo mais vigoroso e para a criação de melhores oportunidades de emprego”, já afirmou num artigo Paulo Afonso Ferreira, vice-presidente executivo da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Em diversos estados brasileiros, no entanto, ainda é baixa a proporção das matrículas na educação profissional em relação ao total de ingressos no Ensino Médio. Apenas 11,1% dos estudantes do ensino regular estão também matriculados em cursos profissionalizantes. Na União Europeia, o índice médio é de 50,4%. Esse cenário dificulta a inserção dos jovens no mercado de trabalho e influencia a produtividade e a inovação da indústria – ainda mais num ambiente 4.0.
Um curso profissionalizante pode ser o primeiro passo de um plano de carreira que não exclua a obtenção de um diploma universitário. Por aqui, no CEAP, o ensino profissionalizante técnico é composto por cursos de administração de empresas, informática e redes de computadores. Duram dois anos cada e são voltados para jovens de 15 a 18 anos matriculados no ensino regular. Em até 3 meses, 70% dos jovens recém-formados pelo CEAP ingressam no mercado, iniciando sua carreira profissional.
ADMINISTRAÇÃO
REDE DE COMPUTADORES INFORMÁTICA
O INVESTIMENTO
     19














































































   17   18   19   20   21