Empreendedorismo: a arte da inovação
Qual o nome dado ao termo que é usado para encontrar oportunidades para inovar na prática? Exato, é empreendedorismo! Entretanto, várias pessoas acreditam que o "empreender" fica preso somente a isso, mas ele é bem mais do que parece ser.
Com o lançamento de um produto inovador, a economia de um país se desenvolve, gera riquezas, melhora a qualidade de serviços e faz surgir mais oportunidades de emprego. Logo, o empreendedorismo não é só resolver problemas em situações complicadas, pois através dele podemos criar empresas, reinventar produtos existentes e muito mais.
Origem e importância
Joseph Alois Schumpeter (1883-1945), autor de “A Teoria da Destruição Criativa” (1942) no livro "Capitalismo, Socialismo e Democracia", apresentou o conceito de empreendimento como a criação de produtos, serviços ou empresas inovadoras.
Isso foi uma resposta a uma necessidade da época, à medida que o consumidor precisava cada vez mais de iniciativas empreendedoras. Em suas palavras:
“A essência do empreendedorismo está na percepção e no aproveitamento das novas oportunidades no âmbito dos negócios."
Portanto, o ato de empreender é fundamental para qualquer sociedade, assim como a água é importante para uma planta. Ou seja, um empreendedor é aquela pessoa que “rega” o mundo a sua volta com suas novas ideias que beiram entre a congruência, a criatividade e a imaginação.
Normalmente um bom empreendedor possui:
- Liderança;
- Inteligência emocional;
- Rapidez de raciocínio;
- Facilidade em decisões;
- Visão a longo prazo;
- Cria ideias inovadoras;
- Flexibilidade para adaptar seus planos à realidade.
Dessa maneira, fica perceptível o tamanho do impacto desse tipo de profissional em uma empresa. Essas habilidades, quando combinadas, torna a identificação das necessidades dos clientes ainda mais eficazes. Afinal, se planejar para oferecer seus serviços de modo que atendam os interesses do seu público-alvo faz qualquer um se destacar perante o mercado.
O CEAP e o empreendedorismo
No intuito de formar jovens íntegros que mudam o mundo através de suas atitudes, o CEAP, com o apoio do SEBRAE, dissemina o empreendedorismo na grade curricular de todos os seus cursos técnicos. De acordo com o professor Reinaldo Santos:
"Com as aulas de empreendedorismo, despertamos em cada jovem o senso de protagonismo. Dessa forma, o aluno é incentivado a ser uma pessoa que busca ser a diferença para solucionar os problemas a sua volta."
Definitivamente, a “arte da inovação” é excepcional para qualquer pessoa. Já imaginou se não houvesse pessoas preocupadas em expor suas ideias? O nosso mundo seria extremamente diferente do que é hoje.
Logo, preocupado com o desenvolvimento do senso crítico de seus alunos, o CEAP leciona o seu modelo educativo com uma "pitada" de empreendedorismo através de seus professores qualificados pelo SEBRAE. Assim, cumprindo o seu propósito, o CEAP prepara seus jovens não só para o mercado de trabalho, como também para a vida.